Tailândia inicia ofensiva contra impressão de armas

Com o intuito de impedir a proliferação das “ghost guns” (armas fantasmas) – que são impressas totalmente em plástico e por isso indetectáveis por detectores de metal – é que o governo da Tailândia anunciou uma ofensiva em relação às impressoras 3D em geral.

O Gabinete de Regulação do país aprovou uma legislação que fará com que todas as impressoras 3D importadas se submetam a regras e demandas administrativas específicas. Algumas pessoas temem que com isso a indústria de impressoras domésticas se desfalcará, já que os valores de compra aumentariam devido às dificuldades burocráticas, formando uma barreira contra a inovação da manufatura.

A legislação ainda não foi implementada, mas já gera fortes reações da comunidade maker local. Todas as impressoras 3D importadas serão reguladas pelo Ministério do Comércio Tailandês. Ou seja, todos aqueles que importarem estarão obrigados a cumprir exigências governamentais e a uma série de processos relacionados, como a obrigação de registrar cada impressora 3D. Ainda, sempre que uma delas for transferida ou vendida para outra pessoa, o registro da transação deverá ser feito.

Essa regulamentação foi proposta com o intuito de prevenir que pessoas utilizassem impressoras para fazer armas sem a supervisão do governo. A ideia seria então submeter as impressoras 3D às exigências que são feitas às empresas especializadas na manufatura de armas. Todavia, isto implicaria fazer a supervisão de todas as impressoras, mesmo aquelas usadas para elaboração de objetos que não armas, o que tornaria o cenário tecnológico do país menos competitivo .

Segundo o maker tailandês, Nati Sang: “Não devemos deixar novas regras afetarem o curso do futuro do país ou tornar mais difícil para os tailandeses acessarem inovações realizadas pelas impressoras 3D. Esta lei pode impedir que a Tailândia participe do cenário de inovação global” .

Fonte: http://www.bangkokpost.com/business/telecom/898164/regulation-hits-3d-printers

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s