Disney registra patente para dificultar a “pirataria” através das impressoras 3D

Uma das empresas protagonistas no embate entre novas tecnologias e direitos autorais, Disney [1], quer dificultar que as impressoras 3D facilitem a impressão e replicação não autorizada de brinquedos relacionados à franquia.

Para tanto foi registrada uma patente (“Three Dimensional (3D) Printed Objects With Embedded Identification (ID) Elements”) que propõe a utilização de uma nova plataforma de registro. Esta insere um elemento identificador no brinquedo que for impresso de forma autorizada.

disney-reveals-anti-copying-3d-printing-tech-involving-embedded-id-in-authorized-3d-prints-2

A venda de merchandise é uma parte importante da receita da Disney e, segundo a empresa, a impressora 3D permite que qualquer um imprima brinquedos da franquia ao invés de comprá-los, ou ainda, venda os objetos impressos e replicados sem autorização. Através do registro dos brinquedos autorizados, será possível identificar o objeto original do “pirateado”, para separar o brinquedo “bom” do “ruim”.

O identificador é impresso no interior do objeto, de modo a impedir também que pessoas utilizem o scanner 3D para replicar o brinquedo como se fosse autorizado, já que o scan conteria o identificador.

[1]: Para saber mais sobre como a Disney favoreceu o aumento da proteção aos direitos autorais nos EUA, ler: https://www.washingtonpost.com/news/the-switch/wp/2013/10/25/15-years-ago-congress-kept-mickey-mouse-out-of-the-public-domain-will-they-do-it-again/ (inglês).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s