Óculos que impede o reconhecimento facial é feito com impressora 3D

O primeiro par de óculos criado para impedir que câmeras realizem reconhecimento facial pode ser impresso. Ele se chama Privacy Visor e, atualmente, está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Informática do Japão.

A diferença deste objeto com os óculos escuros comuns é que a tecnologia de reconhecimento facial utiliza aspectos como olhos e nariz para obter êxito. Como óculos convencionais escondem apenas a região dos olhos, estes acabam não sendo tão eficazes.

Assim, o Instituto desenvolveu uma tecnologia que ofusca toda a parte essencial do rosto para que o reconhecimento seja feito. O Privacy Visor utiliza luzes infra-vermelhas que, apesar de imperceptíveis para o olho humano, são demasiadamente brilhantes para uma câmera, ofuscando o rosto do portador.

No passado, outras técnicas que impediam o reconhecimento facial já haviam sido desenvolvidas, como por exemplo a pintura facial e penteados de cabelo:

Inclusive, projetos com foco neste assunto foram desenvolvidos. Ocorre que o Privacy Visor possui uma ligeira vantagem no que se diz da facilidade de sua adoção, dispensando qualquer habilidade artística para ser produzido.

O protótipo atual deste óculos foi impresso em resina, utilizando a impressora 3D – o que é ideal, uma vez que os óculos possuem um formato peculiar e precisam se adaptar a diferentes formatos de rostos. A impressora utilizada foi a Stratasys’ Objet30pro 3D, em parceria com a Maezawa Mold.

japanese-researchers-release-3d-printed-privacy-visors-6

O Privacy Visor será lançado oficialmente no verão de 2016 após uma bem sucedida campanha crowdfunding, que levantou cerca de 16 mil dólares para o projeto. Abaixo um vídeo demonstrando o funcionamento do óculos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s