#LeftShark: O Retorno

O caso envolvendo o #LeftShark e a cantora Katy Perry, que já foi narrado no blog, voltou a ser o assunto mais falado por aqueles interessados em propriedade intelectual. Mas agora, ao invés de envolver copyright, o caso trata do registro de trademark (marca).

Na época da polêmica envolvendo copyright, os advogados da cantora tentaram registrar a marca do #LeftShark. Ontem, este pedido foi negado. Até então, isso significa que a cantora tem a chance de modificar a solicitação e responder à negativa. kk11b

O examinador do pedido entendeu que o #LeftShark não deveria ter o registro concedido para a Katy Perry, uma vez que ele não identifica a cantora no mercado comum, mas sim ele mesmo. Em outras palavras, as pessoas olham para o #LeftShark e pensam no próprio #LeftShark, e não na cantora. Para o examinador, o registro foi recusado:

“(…) porque a marca, como usada na amostra do registro, identifica apenas um personagem em particular; ele não funciona como uma marca de serviço para identificar e distinguir os serviços da requerente [Katy Perry] de outros e para indicar a fonte de serviços da requerente [Katy Perry].”

Vale lembrar que os advogados da cantora, ao solicitar o registro da marca, utilizaram como imagem o mesmo objeto que o designer Fernando Sosa havia criado e impresso, e que em um primeiro momento, estava sendo acusado pelos próprios advogados de violar copyright da cantora. Certamente isto ajudou o examinador a considerar que a existência do #LeftShark era independente das atividades da Katy Perry.

Fonte da imagem destacada: https://www.youtube.com/watch?v=W6riBy7DAOc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s