Fotos tiradas pela SpaceX agora estão licenciadas via Creative Commons

Em um post anterior neste site foi questionado a quem pertence as fotos tiradas no Espaço. Afirmou-se que as fotos tiradas pelo governo dos EUA (nesse caso, NASA), por exemplo, caem direto em domínio público. O mesmo não ocorre, porém, com empresas privadas como a SpaceX que, comumente, fazem parcerias com o governo para a realização de explorações espaciais.

Apesar do CEO da SpaceX, Elon Musk, não ter apresentado qualquer interesse em impedir que as pessoas utilizassem as fotos tiradas pela sua empresa, havia uma insegurança jurídica a respeito dos usos que poderiam ser feitos. Em vista disso é que Musk decidiu sanar a dúvida, licenciando todas as fotografias tiradas pela SpaceX sob Creative Commons, e disponibilizando mais de 100 imagens no Flickr, neste link.

A licença Creative Commons usada foi a Attribution-NonCommercial 2.0 Generic, ou seja, não é permitido fazer a venda ou dar qualquer uso comercial às fotos da SpaceX, mesmo se estas forem modificadas/remixadas (a menos que essa mudança ou remix configure fair use). Assim, jornalistas, pesquisadores, artistas ou qualquer outro interessado, poderá utilizar as fotos da maneira que desejar, desde que não faça a venda do seu trabalho.

Fonte: https://dailyslate.com/article/150376/spacex-photos-are-now-available-under-a-creative-commons-license

Update: a licença foi atualizada e Elon Musk agora também permite o uso comercial das fotos, se tornando uma licença CC BY 2.0.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s