Elon Musk diz que carros guiados por humanos serão considerados ilegais

O CEO da Tesla Motors declarou em uma entrevista recente alguns dos seus pensamentos sobre o futuro dos carros guiados por humanos. Para ele, a popularização dos carros auto dirigíveis (controlados por inteligência artificial – I.A.) apresentarão uma séria diminuição na taxa de acidentes automobilísticos, de forma que manter humanos na direção será considerado um risco dispensável e uma conduta criminosa.

“Eu não acho que temos que nos preocupar com carros autônomos, porque serão uma espécie de inteligência artificial. Será como um elevador. Eles costumavam ter operadores de elevadores, e nós desenvolvemos alguns circuitos simples para que os elevadores fossem automaticamente para o piso em que você se encontra… com o carro será exatamente assim.”

Assim, Musk defende que será extremamente perigoso contar com um humano na direção e, nas palavras dele, “Você não pode ter uma pessoa dirigindo uma máquina da morte de duas toneladas”. É claro que ele considera que essa mudança de pensamento – e cultural – levaria tempo para se concretizar (estimando um prazo de 20 anos). A empresa de Musk, Tesla Motors, já está introduzindo no carro “Model S” uma espécie de piloto automático.

Para ele, a dificuldade de se fazer um carro totalmente autônomo surge quando o veículo está andando entre 25 e 80 km/h, já que muita coisa inesperada pode acontecer no caminho, como desvios nas estradas, ciclistas e crianças brincando na rua (coisas que o carro autônomo poderia atropelar sem ser impedido pelo sentimento humano).

Outra preocupação de Musk se encontra na segurança dos sistemas do veículo. É por isso que a Tesla anda se esforçando para criar algo seguro contra a invasão de hackers. Uma das saídas que Musk enxerga para isso, é a implementação de updates constantes nos softwares dos carros.

Fonte: http://www.theverge.com/transportation/2015/3/17/8232187/elon-musk-human-drivers-are-dangerous

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s