Designer cria programa que encripta arquivos para impressoras 3D

Disarming Corruptor é um programa gratuito criado por Matthew Plummer-Fernandez. Nele, uma pessoa pode distorcer o design de algo contido em um arquivo e enviar para outra pessoa. Esta terá uma “chave” capaz de reparar o arquivo e imprimi-lo (com uma impressora 3D) em seu formato original:

Logo, o programa funciona como uma espécie de “encriptador” de arquivos tridimensionais, que podem ser visualizados e impressos em sua forma original apenas por aqueles que possuírem a chave criptográfica para desvendá-lo.

Matthew explica que a inspiração para o Disarming Corruptor surgiu de uma série de acontecimentos: a emissão desenfreada de Cease and Desist Letters em face de arquivos tridimensionais; invasão de privacidade capitaneada pelo governo e denunciada por Snowden; e a retirada de arquivos de armas de fogo para serem impressas em 3D das plataformas online (1).

A ideia é a de que através do programa, os arquivos não terão seu conteúdo (seja ele ilegal ou não) identificado com tanta facilidade, tendo sua pulverização na rede facilitada.

The Pirate Bay AFK (2) documentary really inspired me to think of technologies that facilitate privacy and network transmission for the benefit of others, and then it just struck me that my glitching mesh software that I normally work on for aesthetic pursuits had this unintended functionality: it could conceal the true identity of a file and, more importantly, it could be reversed.”

Ele esclarece que o objetivo do programa não é o de facilitar a distribuição de arquivos ilegais para serem impressos, mas sim de arquivos em geral, prezando pela privacidade daquilo que é compartilhado (3). Matthew afirma que as tecnologias devem favorecer a sociedade e não apenas aqueles que estão “no controle”, e que comunidades como Thingiverse e Shapeways devem ser capazes de se auto regular, livres do escrutínio de patent trolls e governo.

O programa é open source e, para Matthew, demarca o surgimento dos cypherpunk fabbers: usuários que encriptam tudo o que compartilham, visando proteger não apenas a privacidade, mas também a potencialização da criatividade.

(1) U.S. requires group to remove 3-D gun instructions from its website

(2) TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard:

(3) Falo mais sobre a privacidade de compartilhamento de arquivos tridimensionais em 15:00:

Fonte: http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2013/11/04/3d-printing-encryption-app-hides-contraband-objects-in-plain-sight/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s