Thom Yorke (Radiohead) lança álbum solo no BitTorrent

O vocalista da banda Radiohead, Thom Yorke, é bastante ligado às questões que envolvem o compartilhamento de conteúdo autoral online. Em 2007, numa tentativa de conciliar as possibilidades trazidas pela tecnologia p2p e a necessidade do músico lucrar com seus álbuns, ele lançou o In Rainbows online. O usuário tinha a opção de baixar o álbum gratuitamente ou então fazer uma “doação” para a banda.

Yorke afirmou em uma entrevista feita pelo David Byrne para a Wired que, em termos de lançamento digital, o In Rainbows gerou mais lucro do que todos os outros álbuns da banda juntos. Talvez isso se deva ao fato de que esse lançamento foi feito pelo Radiohead de maneira independente, não sendo através de selo ou distribuidora. Ou seja, a receita arrecadada não teve que passar por divisões entre intermediários para o lançamento do disco, já que a internet personificou a figura da distribuidora de maneira muito mais eficiente e sem cobrar por isso.

Assim, Yorke decidiu fazer um novo experimento e lançou hoje o álbum solo Tomorrow’s Modern Boxes através da plataforma p2p do BitTorrent. Nela, o usuário tem a única opção de baixar o CD via pagamento, com um preço nem um pouco abusivo: 6 dólares (ou 15 reais). Todo o dinheiro arrecadado irá direto para o artista, em uma tentativa de devolver ao criador do conteúdo alguma forma de controle sobre aquilo que ele cria, sem depender de qualquer intermediário para isso.

O álbum pode ser baixado por aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s